Tumores renais são o terceiro tipo mais comum de câncer do trato urinário. O câncer de rim ocorre com maior frequência em pessoas de 50 a 70 anos de idade e, no Brasil, já está entre os 13 tipos mais frequentes de câncer.
O “Carcinoma de Células Renais” é a forma mais comum de câncer de rim em adultos, representando 85% de todos os cânceres de rim.
A doença pode não produzir sintomas em seus estágios iniciais, sendo diagnosticada mais frequentemente em exames de check-up. Nessa fase, costuma ser curável com cirurgia.
À medida que o tumor cresce, os sintomas podem aparecer. Procure um urologista caso você perceba os seguintes sintomas:
· Sangue na urina (hematúria);
· Caroço ou massa na área do rim;
· Dor no flanco;
· Cansaço;
· Sensação geral de mal-estar;
· Perda de apetite;
· Perda de peso;
· Febre baixa;
· Dor nos ossos;
· Pressão alta;
· Anemia
Há cinco principais tipos de câncer de rim:
Carcinoma de Células Renais Claras: O mais comum, presente em cerca de 70% a 90% dos casos. Origina-se no tubo responsável por filtrar as impurezas do sangue.
Carcinoma Papilar de Células Renais: Representa de 10% a 15% dos casos. É pequeno, pouco palpável, mas pode bloquear a urina e vias urinárias, além de causar dor.
Carcinoma Cromófobo de Células Renais: Responsável por 4% a 5% dos casos. Esse câncer não pode ser visto em exames sem cor e reage apenas a corantes azul-escuro ou roxo. Tende a ser menos agressivo que os outros tipos de câncer de rim.
Tumor de Ductos Coletores: Um tipo raro, porém agressivo, representando apenas 1% dos casos. Origina-se em uma das estruturas do rim, chamado tubo de Bellini.
Tumores Sarcomatoides: Também raros e agressivos, representando, da mesma forma, 1% dos casos. As características são semelhantes às do carcinoma renal de células claras.