A disfunção erétil é uma condição de saúde que afeta milhões de homens em todo o mundo. O diagnóstico da disfunção erétil vai além de uma simples especulação, pois os profissionais de saúde se baseiam em uma avaliação abrangente, considerando fatores físicos e psicológicos.
Em primeiro lugar, o urologista ouvirá atentamente as preocupações e o histórico do paciente. É crucial compreender quaisquer condições médicas subjacentes, fatores de estresse psicológico ou escolhas de estilo de vida que possam contribuir para o problema. Ao avaliar a saúde geral do paciente, o fluxo sanguíneo e a função nervosa, o médico pode identificar as causas potenciais da sua disfunção erétil.
Em alguns casos, podem ser necessários testes adicionais, como análise de sangue ou estudos de imagem, para obter uma visão completa. Estes testes podem ajudar a identificar desequilíbrios hormonais, problemas vasculares ou outras condições que possam contribuir para o problema.
As queixas mais comuns são a incapacidade de atingir ou manter uma ereção durante a atividade sexual. Alterações na libido e diminuição do desejo sexual também podem estar presentes na disfunção erétil. Existem medicamentos específicos para o tratamento da disfunção erétil. No entanto, quando o homem não responde aos medicamentos, o tratamento pode ser realizado com próteses semi-rígidas ou infláveis.
Em geral, as próteses oferecem uma das mais altas taxas de satisfação entre as opções de tratamento, independentemente da indicação, e são muito bem avaliadas pelos pacientes e seus parceiros em todos os modelos, devido à confiabilidade do produto. As próteses infláveis ou flexíveis precisam ser enchidas e esvaziadas por meio de uma bomba, enquanto as semi-rígidas não necessitam de ativação para o ato sexual.
A disfunção erétil é uma condição médica; não é algo de que se deva envergonhar ou ignorar. Com o diagnóstico e o tratamento corretos, os homens podem recuperar a confiança e melhorar sua qualidade de vida em geral, principalmente a qualidade sexual. Por isso, se você ou alguém que conhece apresenta sintomas de disfunção erétil, não hesite em procurar ajuda de um profissional.