Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Infecção Urinária

A infecção do trato urinário é uma infecção, geralmente bacteriana, da bexiga e estruturas associadas.

O tratamento inclui o uso de antibióticos para erradicar a bactéria que provocou a infecção e prevenir sua disseminação para os rins. A infecção renal é conhecida como pielonefrite, que pode ser grave, levando o paciente à internação em UTI.

O risco de uma mulher desenvolver infecção urinária ao longo da vida é de cerca de 50%. E metade dessas mulheres pode ter novos episódios (infecção urinária de repetição). Entre os fatores de risco para essa infecção, vale destacar a relação sexual, antecedente de infecção urinária prévia, alterações anatômicas (como prolapso de bexiga ou útero), doenças sistêmicas (como diabetes grave) e má higiene.

Os sintomas mais frequentes incluem:

· Frequência urinária;
· Urgência;
· Desconforto supra púbico;
· Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
· Disúria (dor e desconforto ao urinar).

Algumas mulheres podem apresentar simplesmente uma sensação de cansaço, moleza, pernas pesadas ou dor nas costas. Como muitas vezes não relacionamos essas sensações à possibilidade de infecção urinária, a doença pode se desenvolver de forma oculta e só aparecer em casos mais avançados, quando pode haver comprometimento dos rins (pielonefrite).

Por isso, é importante prestar atenção aos seus sintomas: desconfie se não estiver se sentindo bem. É fundamental procurar um especialista!